Escola Maçônica

Estimados Irmãos,

Com grande satisfação a Grande Loja Maçônica de Minas Gerais comunica o retorno das atividades da Escola Maçônica “Mestre Antônio Augusto Alves D’Almeida”.

Mês Dia Grau/Atividade
Agosto 03 (quinta) Aprendiz Maçom - Ritual Comentado - Padronização Ritualística
10 (quinta) Aprendiz Maçom - Reunião Simulada
17 (quinta) Aprendiz Maçom - Banquete Ritualístico - Loja de Mesa (Teoria e Prática)
24 (quinta) Companheiro Maçom - Ritual Comentado - Padronização Ritualística
31 (quinta) Companheiro Maçom - Reunião Simulada
Setembro 02 (sábado) Escola Intinerante (Varginha)
14 (quinta) Aprendiz Maçom - Ritual Comentado - Padronização Ritualística
21 (quinta) Companheiro Maçom - Ritual Comentado - Padronização Ritualística
28 (quinta) Aprendiz Maçom - Ritual Comentado - Padronização Ritualística
30 (sábado) Workshop Maçônico (necessário fazer inscrição)
Outubro 05 (quinta) Aprendiz Maçom - Ritual de Iniciação - Padronização Ritualística
19 (quinta) Companheiro Maçom - Ritual de Elevação - Padronização Ritualística
21 (sábado) Escola Intinerante (Januária)
26 (quinta) Companheiro Maçom - Ritual de Elevação - Padronização Ritualística
28 (sábado) Escola Intinerante (São Sebastião do Paraíso)
Novembro 09 (quinta) Aprendiz Maçom - Ritual Comentado - Padronização Ritualística
23 (quinta) Mestre Maçom - Ritual de Exaltação - Padronização Ritualística
25 (quinta) Escola Intinerante - Manhuaçu 
30 (quinta) Aprendiz Maçom - Escrutínio Secreto - Recepção e Saudação à Bandeira

No segundo semestre de 2023, os trabalhos do Círculo de Estudos serão realizados no Templo Nobre do Palácio Maçônico Grão-Mestre Arlindo dos Santos, em Belo Horizonte, às 20 horas, obedecendo a seguinte programação, não sendo necessário o uso de traje maçônico e paramentos:Solicitamos aos Veneráveis Mestres a divulgação do calendário, incentivando os Irmãos a participarem dos eventos, emprestando todo o apoio possível para o bom êxito das atividades.

Coordenador:  Antônio José da Silva
 

Membro: Alberico Dias Goulart 
Membro: Davidson Dionizio de Oliveira 
Membro: Fábio Andrade Carvalho 
Membro: Fabrício lracv Simões 
Membro: Hudson Guilherme Scariolli Lemos 
Membro: Luiz Marcelo Vieqas da Silva
Membro: Marco Antonio Ferreira 
Membro: Maurício Walter de Souza 
Membro: Natanair Gomes da Silva Filho
Membro: Ricardo Dinelli de Assís 
Membro: Rosailton Antônio Soares

A QUALIDADE E A PADRONIZAÇÃO DA RITUALÍSTICA PARA O REAA

A escola maçônica, também conhecida como Loja de Aprendizagem Maçônica ou Loja de Instrução Maçônica.

Para esta nova versão da ESCOLA MAÇÔNICA MESTRE ANTÔNIO AUGUSTO ALVES D'ALMEIDA (desde 2º semestre de 2022), o foco principal é o TREINAMENTO DA RITUALÍSTICA.

“É o propósito da Escola Maçônica “Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida”, sem pretender esgotar o assunto, colaborar com as interpretações que dizem respeito à ritualística segundo nossos costumes e o REAA (Rito Escocês Antigo e Aceito)”

A Escola Maçônica é um espaço dentro da maçonaria (Templo Nobre) onde os irmãos podem aprofundar seus conhecimentos sobre os princípios, simbolismo e rituais maçônicos. Ela desempenha um papel importante na formação e no desenvolvimento dos maçons, proporcionando um ambiente de aprendizado e reflexão sobre a ritualística praticada dentro dos nossos templos.

Aimportância da escola maçônica reside em vários aspectos:

a) Troca de ldeias: A Escola Maçônica Mestre Antônio Augusto Alves D'Almeida proporciona um fórum, onde os irmãos podem discutir, compartilhar e debater ideias. Isso permite uma compreensão mais ampla das perspectivas de diferentes membros e a promoção de um ambiente de aprendizado colaborativo.

b) Fortalecimento da Comunidade Maçônica: A Escola Maçônica ajuda a fortalecer os laços entre os maçons, permitindo que eles se conheçam melhor e estabeleçam melhores conexões. Isso contribui para uma comunidade maçônica mais unida e coesa.

c) Preservação da Tradição: A Maçonaria tem uma história rica e complexa, com raízes que remontam a séculos atrás. A Escola Maçônica desempenha um papel importante na preservação e transmissão dessas tradições, garantindo que os ensinamentos e rituais sejam transmitidos de geração em geração.

d) Desenvolvimento Pessoal: Participar da Escola Maçônica ajuda os irmãos a desenvolver habilidades de liderança, comunicação, pensamento crítico, e acima de tudo, levar para suas Oficinas a Ritualística da forma que elatem que ser.

20º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA MAÇÔNICA MESTRE ANTÔNIO AUGUSTO ALVES D'ALMEIDA

No dia 25/08/2023, a ESCOLA MAÇÔNICA da GLMMG, completa 20 anos e, para celebrar esta data tão importante, no dia 30/09/2023, vamos realizar o 1º WORKSHOP com o Tema: A PADRONIZAÇÃO DA RITUALÍSTICA. Tudo será divulgado, tempestivamente.

A GRANDE LOJA MAÇÔNICA DE MINAS GERAIS, conta com Irmãos voluntários, que se dedicam a estudar, discutir, treinam e oferecem treinamentos gratuitos para todos os Irmãos de nossa Potência (GLMMG), inclusive em suas oficinas. Mas, vale lembrar que, prioritariamente, os treinamentos são ministrados no TEMPLO NOBRE da Grande Loja, TODAS AS QUINTA-FEIRAS, conforme calendário de treinamentos afixado nos elevadores e/ou nos quadros de avisos destes.

A GLMMG, conta com irmãos colaboradores às instruções, sob a coordenação do Irmão ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA.

PARTICIPEM!

É importante para você, é importante para todos nós.
Afinal, que tipo de ritualística pretendemos em nossos Templos?

A Escola Maçônica “Mestre Antônio Augusto Alves D’Almeida” foi criada no âmbito da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, no Grão Mestrado do Irmão Tomaz Luiz Naves, sob o Decreto Nº 1537, de 25 de agosto de 2003, com o objetivo de prover, promover e instituir a revitalização de instruções e aprendizagem aos moldes da padronização ritualísticas, em conformidade com os Manuais, Rituais e Procedimentos Ritualísticos, adotados pela Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, atuando em Belo Horizonte e itinerantemente em todo o Estado de Minas Gerais.

    Considerando a necessidade de redimensionamento da estrutura e da metodologia dos ensinamentos maçônicos, do Rito Escocês Antigo e Aceito, bem como injeção de nova sinergia às funções e às ações coordenadas visando a padronização de condutas, continua a desenvolver o seu importante trabalho.

    As instruções são ministradas com utilização de data-show e com características de fórum de debates, visando uma integração maior entre os participantes.

    O nome da Escola Maçônica é uma justa homenagem ao “MESTRE ANTÔNIO” (Ferro Velho), Ex Venerável Mestre da ARLS Moral e Razão Nº 23, do Oriente de Belo Horizonte/MG, que no decorrer da sua vida maçônica não mediu esforços ao prestar seus relevantes serviços, ministrando as instruções dos Graus Simbólicos no Círculo de Estudos da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

    O emblema da Escola Maçônica, que traz em sua constituição a bandeira de Minas Gerais, a logomarca da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, e outros símbolos como o Maço e o Cinzel, o Esquadro e o Compasso e, a Acácia em alusão à maçonaria simbólica.

    O primeiro presidente da Escola Maçônica foi o João Firpe Neto, Ex Venerável Mestre da ARLS Reconciliação e Justiça nº 146, do Oriente de Belo Horizonte/MG, tendo como Vice Presidente o Irmão José Airton de Carvalho, Ex Venerável Mestre da ARLS Inconfidência Nº 47, do Oriente de Belo Horizonte/MG, nomeados para o exercício 2003 a 2006.

    No exercício 2006 a 2009 ocupou a Presidência o Irmão José Airton de Carvalho, Ex Venerável Mestre da ARLS Inconfidência nº 047 do Oriente de Belo Horizonte/MG, e como Vice Presidente o Irmão Milton de Assis, Ex Venerável Mestre da ARLS Restauração Nº 160, do Oriente de Belo Horizonte/MG.

    De 2009 a 2012, foram nomeados para a administração da Escola Maçônica os Irmãos Joel Ribeiro dos Santos, Venerável Mestre da ARLS Grão-Mestre Arlindo dos Santos Nº 226, de Belo Horizonte/MG, Ocupando a Presidência e o Irmão Juarez Bretas Armond, Ex Venerável Mestre da Loja Restauração Nº 160, do Oriente de Belo Horizonte/MG, a Vice Presidência.

    De 2012 a 2013, foram nomeados os Irmãos Joel Ribeiro dos Santos, Venerável Mestre da ARLS Grão-Mestre Arlindo dos Santos Nº 226, de Belo Horizonte/MG, como Presidente e o Irmão José Airton de Carvalho, Mestre Instalado da ARLS Águia das Alterosas Nº 197, do Oriente de Belo Horizonte/MG, a Vice Presidência.

    Em decorrência do falecimento do Irmão Joel Ribeiro dos Santos, assumiu a Presidência o Irmão José Airton de Carvalho, Mestre Instalado da ARLS Águia das Alterosas Nº 197, do Oriente de Belo Horizonte/MG e, para ocupar a Vice Presidência foi nomeado o Irmão Antonio José da Silva, Ex Venerável Mestre da ARLS Águia das Alterosas Nº 197, do Oriente de Belo Horizonte/MG, para cumprirem o mandato até o ano de 2015.

    De (2015 a 2018) e de (2018 a 2021), a administração da Escola Maçônica está sob a responsabilidade dos Irmãos José Airton de Carvalho e Antonio José da Silva.

    A Escola Maçônica além da atuação em Belo Horizonte, conta com participação de abnegados Irmãos, nos Núcleos Regionais de Governador Valadares/MG, Ibirité/MG, Pirapora/MG, Uberaba/MG e Uberlândia/MG, com perspectivas de outras unidades nas cidades pólos.

Clique aqui e confira o Relatório de atividades do semestre 2/2022.