Paramaçônicas

Visite o Site Oficial da Ordem da Estrela do Oriente:

A Ordem da Estrela do Oriente é uma Organização (fraternidade) de adultos (homens e mulheres) e foi criada em 1850, pelo ilustre Maçom Dr. Rob Morris, advogado, escritor, poeta e Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Kentucky/USA. Esta Ordem conta hoje com mais de 1.200.000 membros em todo o mundo e tem participação em vários países como Inglaterra, França, Espanha, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Japão, Itália, entre outros. 

https://oeobrasil.webnode.com/

Conheça o Site Oficial do Grande Conselho Guardião de Minas Gerais:

A realização de um sonho! Foi o que ocorreu na Grande Loja Maçônica de Minas Gerais no dia 22 de outubro de 2016.

Pouco mais de um ano após serem iniciados no Hikmat Shriners, os três primeiros Nobres Shriners mineiros, Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas, Edilson de Oliveira e Rodrigo Otávio dos Anjos, tiveram a honra de presenciar e participar da concretização de um grande sonho: a Instalação do Minas Gerais Shrine Club, vinculado ao Templo Hikmat Shriners, em Cuiabá, Mato Grosso.

Realizada pelos Nobres do Templo Hikmat, a cerimônia contou com as presenças ilustres do Potentado daquele Templo, da sessão Nobres do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraíba. Mas para que o momento se tornasse ainda mais memorável, tivemos a grande honra de receber em Belo Horizonte, vindos dos Estados Unidos exclusivamente para presenciar a Magna Sessão de Iniciação aos Shriners e a Instalação de nosso Clube Shriner, ninguém menos que o Potentado Imperial, a maior autoridade Shriner do mundo, Imperial Sir Chris L. Smith, acompanhado de sua adorável esposa, Sra. Ethel Smith,e do Administrador Sênior dos Hospitais Shriners para Crianças, Sir Peter Diaz.

Na ocasião, foram iniciados 32 novos Nobres Shriners, vindos de várias cidades do estado de Minas Gerais e oriundos da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Grande Oriente do Brasil – Minas Gerais e Grande Oriente de Minas Gerais. O pontapé inicial foi dado. A partir de agora, muito trabalho ainda há que se fazer, mas com a dedicação dos Nobres Shriners temos a certeza de que, ainda que as dificuldades sejam muitas, os resultados não tardarão a aparecer.

Convosco na Fé.

SURGE A IDÉIA

Havia em estado latente, a idéia de se criar uma Academia Maçônica de Letras em Minas Gerais. A idéia, como se fosse um vôo de espírito benfazejo, pairava sobre algumas cabeças maçônicas, independente de Potência. Tentativas já havia acontecido, soube-se mais tarde.

Num ágape, no Salão de Festas da Loja “Spisoza” n° 181, que se reúne à Rua Itapetinga, 2000, no bairro Cachoeirinha, sede da Loja “Moral e Razão” n° 023, estavam presentes, entre muitas personalidades do mundo maçônico, o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo e o Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Sr. Salim Zugaib e Dr. Celso Sérgio Ferreira, respectivamente, além de muitos irmãos que se confraternizavam naquela festa.

O Ir. Felisbino Cassimiro Ribeiro, poeta, literato, amante das letras, trocadilhista emérito (sem trocadilho), acompanhado do Orador de Ofício da Loja “Reconciliação e Justiça” n° 146, ambos Past-Veneráveis nessa Oficina, entabularam conversação com os dois Grão-Mestres, quando o Irmão Salim Zugaib disse ao Sereníssimo Grão-Mestre Dr. Celso Sérgio Ferreira que estava muito satisfeito com a Academia Maçônica de Letras do Estado de São Paulo e que poderíamos ter a nossa, aqui em Minas e que a mesma poderia ser criada por ATO do Grão-Mestre.
O Grão Mestre Celso Sérgio Ferreira deu a incumbência, naquele momento, ao Irmão Felisbino Cassimiro Ribeiro, acompanhado do Irmão Abimael de Souza Garcia, que passou a sercretariá-lo, a partir daquele dia.

NASCE E TOMA CORPO

Os encontros foram sucessivos. Todos os dias. Estamos na fase de cogitação dos nomes para comporem a Academia. Pessoas da mais alta compostura moral e intelectual. O tempo passando. Redação do Estatuto. O número de Cadeiras da Academia obedece ao número dos Inconfidentes, vinte e oito, heróis do movimento de libertação de Minas e do Brasil, tendo Tiradentes a chefiar a todos com a Cadeira n° 01. Joaquim José da Silva Xavier dá à casa o seu nome, pelo qual foi mais conhecido, Tiradentes.

Na reunião da Loja “Guido Mariliere” n°066, na Avenida Brasil, 478, bairro Santa Efigênia, Capital de Minas Gerais, quando houve a palestra sobre as formas de governo a serem discutidas na época – Parlamentarismo, Presidencialismo, Monarquia e outras, foi aprovado o Estatuto pelos integrantes do Grupo Fundador, bem como a Ata Inaugural e eleita sua Diretoria Provisória, para fins de registro e demais medidas necessárias ao bom andamento dos trabalhos.

O ATO E A ATA

Pelo Ato n° 543, de 30 de março de 1993, cria-se a Academia Mineira Maçônica de Letras, com sede e foro na Cidade de Belo Horizonte. Este ATO, acompanhado da ATA de fundação e do Estatuto, devidamente assinados pelos dezessete integrantes da fundação, foram levados ao Cartório e, consequentemente, ganhou sua Personalidade Jurídica.

AS CADEIRAS E OS PATRONOS

As cadeiras têm como Patronos os seguintes Inconfidentes Mineiros:

01 – Joaquim José da Silva Xavier – O Tiradentes. 

A seguir na ordem das Cadeiras: Cláudio Manoel da Costa, Tomaz Antônio Gonzaga, Inácio José de Alvarenga Peixoto, José Álvares Maciel, Domingos Vidal Barbosa, Salvador Carvalho do Amaral Gurgel, Manoel Joaquim de Sá Pinto do Rego Fortes, Antônio Francisco Lisboa, Domingos de Abreu Vieira, Francisco de Paula Freire de Andrade, Francisco Antônio de Oliveira Lopes, Luiz Vaz de Toledo Piza, José Aires Gomes, Antônio de Oliveira Lopes, Vicente Vieira Mota, João da Costa Rodrigues, Victoriano Gonçalves Veloso, José  Martins Borges, José de Resende Costa, José de Resende Costa Filho, João Dias da Mota, Fernando José Ribeiro, Padre José da Silva de Oliveira Rolim, Padre Carlos Correia de Toledo, Padre José Lopes de Oliveira, Padre Manuel Rodrigues da Costa e Cônego Luiz Vieira.

OS DEZESSETE FUNDADORES OCUPANTES DAS CADEIRAS

Os ilutres Confrades que compõem a Academia são os seguintes: Jorge Lasmar – Cadeira 01; Abimael de Souza Garcia – Cadeira 04; Acácio Paulino de Paiva – Cadeira 05; Heráclides Leite Ferreira – Cadeira 06; Sebastião Cardoso – Cadeira 07; Frederico Camelier – Cadeira 08; Paulo Duarte Pereira – Cadeira 11; João Alberto de Carvalho – Cadeira 12; Pedro Campos de Miranda – Cadeira 14; Rosemiro Pereira Leal – Cadeira 16; Onéas d’Assumpção Corrêa – Cadeira 17; Norman José de Andrade Junho – Cadeira 19; Reinaldo Bustamante – Cadeira 20; Felisbino Cassimiro Ribeiro – Cadeira 21; Arnaldo Xavier – Cadeira 22; Hipólito Sérgio Ferreira – Cadeira 24; Randolfo Diniz Filho – Cadeira 28.
A primeira reunião da Academia, quando houve o sorteio das Cadeiras foi presidida pelo Dr. Tomaz Luiz Naves, que acabara de assumir o Grão-Mestrado, por desincompatibilização do Grão-Mestre Celso Sérgio Ferreira, que se candidatara à reeleição. O Grão-Mestre de então, logo que a Academia entrou em sua Ordem do Dia, deixou o recinto para atender a outros compromissos anteriormente assumidos.

DOIS NOVOS ACADÊMICOS

No dia 05 de março de 1996, dois gigantes foram propostos para fazerem parte do sodalício: Arnaldo Pertence e Walkyr Bastos Marra, ambos afilhados do ilustre Confrade Onéas d’Assumpção Corrêa.

MAIS TRÊS ESTRELAS

A AM.M.L., sigla pela qual também é conhecida a Academia, sempre esteve presente e junto das Lojas da Grande Loja, do Grande Oriente de Minas Gerais, das Grandes Lojas Brasileiras e do Supremo conselho, através de nosso Boletim Informativo. É de lá que emanaram as mensagens para todos os Irmãos, a cerca de nossas atividades, e foi dessa forma que demos notícia a todos sobre o ingresso de três novos acadêmicos. Álvaro Enéas Ribeiro Falcão de Almeida, Adilson Savi e Hiroyto Torres Lage, que, em memorável sessão no Templo Nobre, foram empossados e saudados por seus padrinhos, Dr. Hipólito Sérgio Ferreira e Dr. Jorge Lasmar, ambos fundadores.

Site: http://sites.google.com/site/academiamml/home

A Ordem DeMolay é uma ordem secreta de princípios filosóficos, fraternais e iniciáticos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos.

Fundada nos Estados Unidos dia 18 de Março de 1919 em Kansas City, Missouri, pelo Maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolay e Priorados da Ordem da Cavalaria, denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por não ter confessado as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja Católica, partidas do rei Filipe IV de França, e aceitas pelo papa Clemente V. Sendo motivo dessas acusações a ambição de Filipe pelas posses da antiga Ordem, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

Há cerca de 2 milhões de membros em todo o mundo e mais de 100 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay. No Brasil, distribuídos em mais de setecentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai e Uruguai.

No dia 08 de abril de 2008, o Deputado Estadual de São Paulo Bruno Covas criou o Dia do DeMolay no Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março de cada ano. No dia 19 de janeiro de 2010, o então presidente da República Federativa do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, através da Lei Federal nº 12.208, instituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo de Bruno Covas, que escolheu esta data por marcar a data de falecimento de Jacques DeMolay, herói mártir da Ordem.

Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.

A Ordem se baseia nas chamadas "Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay", que são:

  1. Amor Filial: é o amor e carinho que devemos ter por nossos pais, que nos semearam, geraram, nos ensinaram as primeiras lições de nossas vidas e se sacrificaram por nós. Através deles nos tivemos as primeiras lições de educação, respeito e na crença em Deus.
  2. Reverência pelas Coisas Sagradas: significa a crença em Deus, não importando a sua religião. Para ser um DeMolay o jovem tem que ter fé Nele e provar o quanto ama e deseja servir a Deus.
  3. Cortesia: cortesia, educação e solidariedade são princípios que um DeMolay procura por em prática usando a filantropia, mas somente válida quando é feita com sentimento, colocando o coração naquilo que faz. Os DeMolays têm uma regra que diz: "Para ser útil à sociedade não é necessário ser um DeMolay, mas para ser um DeMolay é necessário ser útil à sociedade".
  4. Companheirismo: é ser um amigo leal, tanto nas horas boas quanto nas ruins. O verdadeiro companheiro e amigo é aquele que estende a mão para um Irmão, que está despencando de um abismo, segurá-la. Companheirismo é levar uma chama de amizade no coração, para que, quando um amigo estiver no meio do túnel, ela possa iluminar e mostrar onde está a saída.
  5. Fidelidade: é sempre acreditar em seus ideais e virtudes, mantendo em segredo tudo aquilo que lhe for ensinado. É ser fiel a Deus, à sua Pátria e a seus amigos, seguindo o exemplo de fidelidade de Jacques DeMolay, que preferiu morrer a trair seus Irmãos.
  6. Pureza: é ser um cidadão idôneo, puro de alma e de coração; é sempre estar de bem com a própria consciência. É manter a mente longe de tudo que vá contra os princípios de um bom cidadão.
  7.  Patriotismo: é respeitar e defender a nossa Pátria, nosso Estado e nossa Cidade e, além disso, conservar tudo que diz respeito ao patrimônio público, como escolas, asilos, orfanatos e hospitais, que prestam ajuda às pessoas mais carentes de nossa sociedade.

Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:

  1. "Religiosa" representada pelo Livro Sagrado;
  2. "Civil", representada pela Bandeira Nacional;
  3. "Intelectual", representada pelos Livros Escolares.

Assim prescreve a ética de um DeMolay:

  1. Um DeMolay serve a Deus;
  2. Um DeMolay honra todas as mulheres;
  3. Um DeMolay ama e honra seus pais;
  4. Um DeMolay é honesto;
  5. Um DeMolay é leal a ideais e amigos;
  6. Um DeMolay executa trabalhos honestos;
  7. Um DeMolay é cortês;
  8. Um DeMolay é sempre um cavalheiro;
  9. Um DeMolay é um patriota tanto em tempo de paz quanto em tempo de guerra;
  10. Um DeMolay sempre permanece inabalável a favor das escolas públicas;
  11. Um DeMolay é o orgulho de sua Pátria, seus pais, sua família e seus amigos;
  12. A palavra de um DeMolay é tão válida quanto sua confiança;
  13. Um DeMolay, por preceito e exemplo, deve manter os elevados níveis aos quais ele se comprometeu;
  14. O ingresso na ordem DeMolay não garante que o jovem irá se tornar um maçom no futuro.

Como participar da Ordem DeMolay

Para que um jovem participe da Ordem DeMolay, é preciso que o mesmo seja indicado por dois membros ativos da Ordem ou um Sênior DeMolay ou um Mestre Maçom, todos devidamente regulares em suas potências. O jovem escolhido deve ser destaque no meio onde vive e preencher as seguintes características necessárias:

  1. Ter entre 12 anos completos e 21 incompletos;
  2. Possuir, ao menos, grande maioria das virtudes defendidas pela Ordem;
  3. Sendo indispensável que creia em um ser superior (independente de religião);
  4. Ser indicado por um membro ativo do Capítulo (Unidade administrativa da Ordem);
  5. Ser uma pessoa de caráter e ética;
  6. Todos os Demolays e todos os membros do Conselho Consultivo aceitem sua entrada;
  7. Os candidatos ao ingresso na Ordem DeMolay não são escolhidos aleatoriamente. Passam por um rigoroso processo de seleção, e serão informados de sua indicação apenas após serem aprovados.

Site: https://www.gcemg.org.br/

A Fraternidade Feminina é uma entidade assistencial e filantrópica, jurisdicionada à Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

A Fraternidade teve seu início em 1982, quando surgiu a idéia de congregar as esposas de maçons do interior, que eram convocados para reuniões plenárias, deixando suas esposas nos hotéis até o regresso dos mesmos. Em 16 de agosto de 1986 foi oficialmente constituída a Fraternidade, que com empenho e dedicação das “Damas da Fraternidade”, como eram denominadas, consolidou-se a Instituição.

Sua missão precípua é prestar assistência social e filantrópica às pessoas carentes, apoiando instituições que desenvolvem um trabalho em prol dos mais necessitados, realizando visitas, promovendo eventos beneficentes, campanhas e arrecadando doações advindas de pessoas de todos os seguimentos para gerar recursos, que são revertidos para a consecução das metas e ações propostas.

Hoje, a nossa Instituição conta com a participação das esposas de maçons, como também, das filhas, viúvas, companheiras, mães e convidadas. São desenvolvidos trabalhos voltados a atender a demanda das instituições carentes, muitas delas assistidas pelas Lojas Maçônicas da GLMMG, como é o caso da doação de fraldas, confeccionadas pelas integrantes da Fraternidade.

Dentro do que dispõe as normas estabelecidas em seu Estatuto, sempre pautadas pelos princípios que regem a Maçonaria Universal, elevando a instituição “família” em primeiro plano,  a Fraternidade conta com a colaboração, o empenho e a doação daquelas que gentilmente se dispõe a essa brilhante tarefa.