O Equinócio da Primavera - 2022

Uma estação de equilíbrio e mudanças

A estação mais florida do ano - a primavera - começou nesta quinta-feira (22), às 22h04  e termina no dia 21 de dezembro, às 18h48.

A Maçonaria mantém em sua tradição a celebração dos equinócios e solstícios. O equinócio representa o posicionamento médio do Sol em relação à Terra, isto é, nenhum dos hemisférios está inclinado em relação ao Sol, estando incidindo seus raios diretamente sobre a Linha do Equador, iluminando, então, igualmente os dois hemisférios. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano, em março e em setembro.

Os mais antigos dizem que esse momento, a passagem astrológica que marca o equinócio é a representação de grandes mudanças. Representando também a busca pelo equilíbrio - a noite têm duração igual ao dia - “a palavra equinócio é de origem latina e significa “noite igual” (“aequus” (igual) + “nox” (noite), “aequinoctiu”).

Fazendo uma analogia com o momento em que vivemos, neste percurso, que se iniciou no dia em que fizemos nosso juramento como Aprendizes, devemos sempre nos perguntar: qual deve ser nossa contribuição à sociedade, ou, ainda, o que a sociedade espera de nós Maçons e da Maçonaria?

No que concerne à Maçonaria, na estrutura da doutrina que seguimos, que tem origem nos Ritos e Trabalhos Maçônicos, da denominada Maçonaria Moderna, sem qualquer dúvida, além das proposições simbólicas, muitas autênticas e outras especulativas, existem especificidades conectadas à proposta de aperfeiçoamento do ser humano, principalmente daquele que passou pelo cerimonial de Iniciação em nossa Ordem, com inspiração em manifestações da consciência, o que redunda no ecletismo que identifica a nossa instituição.
 
A reflexão deve ser uma constante em nossas vidas e os compromissos assumidos como Maçons, imutáveis. Portanto, vamos olhar o porvir com grande entusiasmo, colocando toda nossa força e vontade em prol da construção de um mundo melhor. O Outono e o Inverno passaram, deixaram para trás a escuridão, o caminho da morte simbólica. Agora, quando celebramos a chegada da Primavera com todos os seus significados Maçônicos, a luz crescente do Sol – que é a representação do nosso grande mestre Hiram Abiff – ensejará o crescimento da personalidade e o despertar de nossa consciência para o que realmente interessa em nosso caminhar dentro de nossa Sublime Ordem.

E esse tema continua atual, pois estamos nos aproximando do pleito eleitoral, quando vamos decidir o futuro de nosso país. É o momento de exercemos nosso direito ao voto e à democracia. Votar de forma consciente é um dever e um direito de todos os cidadãos. Os ideais humanistas de liberdade, igualdade e fraternidade que norteiam os rumos da Maçonaria moderna – plantados que foram, sabiamente, por nossos antecessores no século dezoito em sua luta contra o absolutismo e na busca por uma sociedade democrática mais justa e equânime – continuam sendo nossa bandeira no século vinte e um.

Primavera não é uma simples estação de flores, é muito mais, é um colorido da alma”. - Jaak Bosmans

Texto (adaptação):
Paulo Júnio de Lima, Secretário de Comunicação da GLMMG.